sábado, 26 de junho de 2010

Sobre a raça Pequinês

Madah é muito querida, fofa, companheira e cuidamos bem do seu desenvolvimento, tanto que o divulgamos a sua evolução por meio deste blog e não imaginamos mais a falta do seu convívio. Mas, ela não é uma pequinês autêntica, e sim, mestiça, o que ocorre quando não se tem atenção ao adquirir um exemplar dessa raça (ou o tão falado pedigree), como fizemos. Talvez por isso, tenhamos decidido manter o blog, que é também uma forma de divulgar corretamente a raça, mesmo que a 'modelo' não seja 100% pequinês. É ainda uma forma de contemplar o que consideramos correto: alertar e propagar a ideia sobre essa encantadora raça de cães de companhia.

Já são muitos interessados na aquisição dessa raça. Basta conferir as várias comunidades no Orkut que tratam sobre pequineses. Ainda bem! Graças ao trabalho honesto de canis especializados na raça pequinês no Brasil (veja algumas referências ao final desta página), a raça não desapareceu. Ao contrário, está em plena retomada da criação, cada vez mais alegrando o dia a dia daqueles que já conhecem e atraindo mais pessoas para adquirir um cão pequinês original. Ainda vamos falar sobre a criação no Brasil em outros posts.

Por isso, que a partir de hoje transcreveremos de sites de canis especializados na raça (ou apenas criadores responsáveis), o que considerarmos importante para esclarecer sobre o assunto. Também daremos algumas dicas sobre a raça e de como podem adquirir um dos mais interessantes cães de companhia: o pequinês.

Para começar, segue texto sobre o padrão da raça (para reprodutores e atenção de criadores), transcrito do site do Canil Damabiah (http://www.pequines.com.br)

"O PADRÃO DA RAÇA SEGUNDO OS CRITÉRIOS DA CBKC/ FCI


Transcrevemos o padrão da raça e ajudamos você a fazer a leitura. Este padrão é usado por juízes e criadores na apresentação dos pequineses em exposição. Logo, sugerimos que para criá-los, os reprodutores devam estar dentro das normas técnicas aqui descritas.

PADRÃO DA RAÇA

Manual de exposição
Bruno Tausz
Classificação FCI: Grupo 09 Padrão 207b
País de origem: China, Pekim.
Nome no país de origem: Pekingese.
Utilização: Companhia

APARÊNCIA GERAL
Pequeno, compacto, de aparência leonina. Ossatura pesada e tronco vigoroso, bem constituído são essenciais para a raça, leal, destemido, reservado.

PESO
Máximo de 5 quilos para o macho e 5,5 quilos para fêmeas.
Altura e comprimento não são comentados.

PELAGEM
Dupla: pêlo longo, liso e um pouco rústico. A juba é profusa ocupando o pescoço. Franjas profusas revestem as orelhas, a face posterior dos membros, a cauda e os dedos. O subpêlo é espesso.

COR
Todas as cores e marcações são permitidas exceto o albino e fígado. Os particolores devem ter as marcações bem distribuídas.

CABEÇA
Grande, proporcionalmente mais larga que profunda.

· CRÂNIO
Amplo, largo entre os olhos, achatado entre as orelhas.

· STOP
Bem pronunciado.

· OLHOS
Grandes, límpidos, arredondados, escuros e brilhantes, pálpebras pretas.

· ORELHAS
Formato de coração, de inserção no nível do crânio; portadas caídas rentes à cabeça com franjas
longas e profusas. A ponta não ultrapassa a linha do focinho.

· FOCINHO
Largo, com ruga bem pronunciada sobre maxilar firme. Perfil chato, nariz bem alojado entre os olhos.

· TRUFA
Preta. Curta e larga: narinas grandes, abertas e pigmentação dos lábios e contorno dos olhos, preto.

· LÁBIOS
Pretos, linha nivelada, não podendo deixar dentes e língua aparente.

· MORDEDURA
Prognata, mandíbula firme.

TRONCO
Linha superior levemente descendente.

PESCOÇO
Bastante curto e grosso.

DORSO
Curto e plano.

COSTELAS
Costelas bem arqueadas.

PEITO
Tórax largo.

VENTRE
Cintura bem marcada.

MEMBROS
· OMBROS - com espátulas firmes.
· ANTERIORES - curtos, robustos, com ossatura forte; ossos levemente arqueados.
· POSTERIORES - apesar de mais leves que os anteriores são firmes e bem delineados.
· PATAS - grandes, chatas, não arredondadas, com longas franjas, levemente voltados para fora. Os anteriores pisam apoiando-se, somente, nas patas.
· CAUDA - Inserção alta, firme, portada levemente curvada sobre o dorso e caída para qualquer dos lados.

MOVIMENTAÇÃO - andadura com balanço lento e garboso na dianteira (leve roll). Este movimento típico não deve ser confundido com a oscilação causada por falta de firmeza dos ombros. Durante o movimento os posteriores tendem ao eixo central.

FALTAS - avaliadas conforme a gravidade.

DESQUALIFICAÇÕES - as gerais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário